sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ERVAS




A natureza não é mãe por acaso. Ela cuida de nós como filhos amados, infelizmente, alguns não demonstram ter a mesma reciprocidade com ela, retribuem derrubando matas, poluindo rios, colocando assim a vida de todos em risco iminente.

Da terra tiramos de alimentos à cura pra muitos males. Basta saber a erva certa e a dosagem exata para que vários sintomas comuns nos seres humanos e até mesmo nos animais domésticos ou selvagens se atenuem.

As plantas estão em quase toda parte do globo, todas têm alguma propriedade química, algumas terapêuticas e medicinais, outras são alucinógenas, tóxicas e até venenosas. A maioria das pessoas desconhece seus princípios ativos e facilmente as ignoramos em nossos quintais ou canteiros. O importante é saber que toda planta tem elementos tóxicos, alguns benéficos, outros não. 

Mesmo as que têm princípios ativos que ajudam no alívio de determinados sintomas, o uso excessivo ou prolongado dessa erva vai certamente causar uma intoxicação, passível de prejudicar o funcionamento ao afetar algum órgão vital do ser humano. Então não é aconselhável manipular ervas sem o devido conhecimento técnico.

NOTA: É recomendado sempre buscar orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência e conhecimento para prescrever o uso correto do medicamento caseiro. Também só adquira produtos nas farmácias especializadas, aonde o medicamento já vem preparado, com a essência pronta para uso e na dosagem certa.

©EdiNunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário